Nos porões da noite paulistana, iluminados por luz de velas, o odor característico de lugar fechado e som, muito som: Darkwave, Coldwave, Minimal Synth, enfim, a noite era pequena para tanta música de qualidade (para quem gostava claro...)encontrar amigos no fim de semana (telefone era pra rico)contar o que aconteceu na semana, bebida barata e bom papo era o início...na pista esqueciam das mazelas do mundo por um instante e dançavam até cansar (ou a garganta secar)...underground podcast...boa música sempre!
01 - X Mal Deutschland - Incubus Succubus II
02 - Cosmetics - The Cries
03 - Vita Noctis - Engaged
04 - Lebanon Hanover - Stahlwerk
05 - Agrimensor K - Principio Y Fin
06 - Minny Pops - Time
07 - Nine Circles - What's There Left
08 - Volv Unicon - Cold Blessing
09 - Cabine C - Fósforos de Oxford
(Abertura e encerramento)
Voz: Ly Gore
Edição: Maurilio Santos
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música".
Em 1935 o filósofo Bertrand Russell escreveu O Elogio ao Ócio, onde ele depositava suas esperanças no desenvolvimento tecnológico com o pensamento que uma jornada de trabalho duraria apenas quatro horas para que todos possam ter acesso também aos estudos e à diversão, fazendo destas atividades uma síntese inovadora e fecunda. A tese central de Russell é que o trabalho não é o principal objetivo da vida. Se fosse, as pessoas gostariam de trabalhar. Sua esperança foi por água abaixo quando os empresários perceberam que poderiam lucrar mais com a otimização do tempo com as máquinas.
Hoje repentinamente surgem novas tecnologias capaz de otimizar nosso tempo, porém com algum tempo livre as pessoas agregam outras atividades e o corpo no dia a dia esgotado e cansado percebemos: como estou cansado...portanto, desligue-se um pouco dessas atividades e preste atenção nesta sequência relaxante com essa Atmosfera Sonora.
"O tempo passa depressa demais e
a vida é tão curta. Então — para que eu não seja engolido pela voracidade
das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa — eu cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto."
Clarice Lispector
01 - Autumn's Grey Solace - Gondwanaland
02 - Lycia - Drifting
03 - Depeche Mode- Waiting for the Night
04 - Nouvelle Vague - Fade To Grey (Visage)
05 - Xmal Deutschland - Drowned You
06 - Cocteau Twins - Eyes Are Mosaics
07 - Low - Words
08 - Scott Pilgrim VS. The World Soundtrack - Beck - Ramona
Anos 80. Musicalmente explodiu com vários estilos e vertentes musicais, pós-punk, darkwave, coldwave e vários outros. Iniciamos com The Glove, em 1983 um projeto paralelo de Robert Smith do The Cure e Steven Severin da banda Siouxsie & The Banshees com o vocal de Jeanette Landray, com o único álbum Blue Sunshine. Na sequência, temos Grauzone de Berna, Suiça, com o hit Eisbar (urso polar)em 1981, O single alcançou o # 12 na Alemanha e # 6 na Áustria. Depois com os Alemães de Hamburgo, a Xmal Deutchland, com o hit Matador do álbúm Viva de 87, em 82 o grupo fazia a primeira parte de concertos do Cocteau Twins, na Inglaterra, e a gravadora deles a 4AD fecha um contrato com a banda. O Kas Product com o hit Tina Town, é um duo eletrônico francês surgido na onda Coldwave. Cocteau Twins, uma banda escocesa, criada no pós-punk, de influências góticas, dream pop e darkwave, que marcaram os anos 80, com o seu som melancólico e psicodélico, aclamados como os precursores do estilo ethereal. Malaria! Foi uma banda eletrônica experimental de Berlim formada em 1981 por Gudrun Gut e Bettina Köster, ficaram conhecidas após alguns eventos com Nina Hagen. Em The Abecedarians de Los Angeles, com o som pós-punk na ativa em meados da década de 1980, com a Factory Records . A programação dos instrumentos cabia a Chris Manecke (guitarra, vocais, teclados), Kevin Dolan (bateria) e John Blake (baixo). Eles eram especializados em reverberação pesados, synths impulsionados no som pós-punk. The Smiths dispensa apresentações...a banda do líder Morrissey, formada em Manchester em 1982. Tendo como principal característica a parceria nas composições de Morrissey (vocal) e Johnny Marr (guitarras), a banda também incluía Andy Rourke no baixo e Mike Joyce como baterista. Os críticos consideram a banda como sendo a mais importante banda de rock alternativo a surgir nos anos 80. Lançaram quatro álbuns, várias coletâneas e diversos singles. Embora alcançado pouco sucesso comercial fora do Reino Unido nos seus anos de atividade, e nunca lançando um single que alcançasse o Top 10 na Inglaterra, a banda conquistou grande sucesso nos anos decorrentes, mantendo-se nas prateleiras das lojas até os dias de hoje. A banda encerrou suas atividades em 1987, negando várias propostas de uma eventual reunião. Encerrando com The House Of Love, Formada em 1986, a banda ganhou destaque no Reino Unido como um dos principais indie rock band em 1988 e se separaram em 1993. A banda é mais conhecida por seu som de guitarra psicodélica detalhada e para os singles de sucesso " Shine On "," Christine " e "Destroy the Heart". Os membros mais conhecidos de The House of Love são cantor / compositor / guitarrista Guy Chadwick e vocalista / guitarrista apoio Terry Bickers , que eram o núcleo criativo da banda original até uma separação amarga em 1989 e que reformou a banda juntos em 2003. 01 - The Glove - Like an Animal 02 - Grauzone - Eisbaer 03 - Xmal Deutschland - Matador 04 - Kas Product - Tina Town 05 - Cocteau Twins - Lorelei 06 - Malaria - Your Turn to Run 07 - Abecedarians - Dinner 08 - The Smiths - Barbarism Begins at Home 09 - The House of Love - Love in a car Abertura: The House of Love - Love in a car All copyrights are held.
Fugindo totalmente do propósito deste podcast, há quem goste e deteste a música DISCO, mas foi um evento de grande repercussão e vamos relembrar (ou conhecer)? A era DISCO atingiu o auge com a abertura da casa Studio 54 – em Nova York – e com o lançamento do filme “Embalos de Sábado à Noite“, em 1977. Época em que a DISCO se espalhou pelas rádios, gravadoras e discotecas. Representada por artistas como Donna Summer, Chic, KC & The Sunchine Band. Já no Brasil tivemos até novela influenciada pela DISCO, “Dancing Days” era o nome da discoteca onde se passava toda a trama. Foi na pista de dança que a novela mostrou a moda e os personagens característicos da época, o comportamento e o modo de vida das pessoas no final da década de 70. Na música brasileira, também tivemos nossos artistas do estilo, representados principalmente pelas Frenéticas e Lady Zu. Hoje poucas casas noturnas tocam esse estilo, com exceção de eventos temáticos e sempre em festas de casamentos onde o DJ aproveita que quase todos convidados estão bebâdos e estes se jogam na pista. Esse é o set list sem ordem cronológica ou sub-estilo;
01 - Blondie - Heart Of Glass 02 - Tina Charles - I Love To Love 03 - Funky Town - Lipps Inc 04 - Boney M - Daddy Cool 05 - Bee Gees - You Should Be Dancing 06 - Abba Dancing Queen 07 - KC And The Sunshine Band - I'm Your Boogie Man 08 - Tina Charles - Dance Little Lady Dance 09 - Robots 2005 - End sequence - Get Up Off Of That Thing
Lembram do filme de John Hughes cultuado dos anos 80: The Breakfast Club? Aqui ficou conhecido como Clube dos Cinco...um roteiro simples e bacana: em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.
Pois bem, o artista brasileiro Butcher Billy reinventa o elenco de The Breakfast Club com estrelas do rock dos anos 80. Emilio Estevez , Anthony Michael Hall , Judd Nelson , Molly Ringwald e Ally Sheedy são substituídos por Morrissey , Ian Curtis , Billy Idol , Joan Jett e Siouxsie Sioux.
Vamos ouvir essa reunião então?
01 - Joan Jett - I Love Rock N' Roll
02 - Joan Jett - The Runaways - Cherry Bomb
03 - Billy Idol - Dancing with myself (special re-mix)
04 - Joy Division - Disorder
05 - Joy Division - Transmission
06 - Morrissey - Suedehead
07 - Morrissey - Everyday Is Like Sunday
08 - Siouxsie And The Banshees - Arabian Knights
09 - Siouxsie And The Banshees - Red Light (Kitty Lectro Remix)
Olá, vamos acompanhar uma atualização dançante com remixes interessantes: 01 - The Smiths - Barbarism Begins At Home - Forbidden Disco Remix 02 - New Order - Blue Monday (Lewis Lastella Remix) 03 - New Order and Depeche Mode - Mega Mix 04 - Echo And The Bunnymen - Lips Like Sugar (Remix) 05 - Alphaville - Soundz Like a Melody (Remix) 06 - Kraftwerk - It´s More Fun To Compute (Busy P Remix) 07 - Bryan Ferry - Don't Stop The Dance (Art Remastering) "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música" Friedrich Nietzsche
Covers...há quem goste e há quem deteste...eu particularmente gosto de covers mas de todas que conheço não considero melhor que a original, mas interessante e que vale a pena ouvir e curtir essas versões. Separei algumas (não muitas). Da Argentina, apresento Voil Tage com Behind The Wheel (Depeche Mode cover) De Taiwan, The Girl and The Robots com The Perfect Kiss (New Order cover ) Do Rio de Janeiro, Violators com Precious (Depeche Mode cover) Nerd Revolt - Photographic (Depeche Mode cover) (Não consegui descobrir o pais origem) De Los Angeles - USA - The Airborne Toxic Event - Goodbye Horses ( Q Lazzarus cover)
Da Bélgica, Poesie Noire - Uncertain Smile (The-The cover) e finalizando com os ingleses Soft Cell - Where Did Our Love Go (Supremes cover) Underground Podcast, boa música sempre!
Nessa atualização, separei alguns temas de séries diversas...começando com True Detective, exibida atualmente na HBO, a música da banda The Handsome Family - Far From Any Road, o vocal lembra uma mistura de Nick Cave com Johnny Cash...muito boa.
A segunda com a fraca série The OC, mas tinha uma boa trilha sonora e escolhi o som da banda South - Paint The Silence.
A terceira com a aclamada Smallville com a banda Remy Zero - Save Me, gosto desse som.
A quarta com Doctor Who, na versão que estourou nas pistas na época da House Music com a KLF - Doctorin` The Tardis.
A quinta com The Monkees - I'm A Believer, série criada em 1965 pela rede americana NBC para rivalizar com os Beatles.
A sexta com a versão álbum da série Batman de 1966, essa versão foi gravada por muitos...The Jam, The Who, enfim, por vários.
A sétima com a aclamada Miami Vice com o tem criado por Jam Hammer, em 2006 uma versão atualizada para o cinema não agradou a muitos.
A oitava e última The X-Files, a série mais enigmática que rendeu muitos episódios.
É isso ai, muitas séries ficaram de fora, quem sabe outra oportunidade?
Shoegazer, um estilo de Rock que surgiu ao sul da Inglaterra no fim dos anos 80. Diz-se que "Isn't it Anything" de My Bloody Valentine, lançada em 1988 tenha definido o som, embora isso seja cada vez mais disputado pelos artistas associados ao gênero que alegam uma identificação mais próxima com as bandas de ritmo mais hipnótico. O estilo shoegazer surgiu da postura de palco dos shoegazers, que durante os shows ficavam em seu mundo particular, pouco se importando com a performance de um show ou mesmo qualquer contato com o público. A performance tímida chegava ao ponto dos músicos ficarem o tempo todo olhando para baixo sem encarar o público (ou "olhando para os sapatos e pedaleiras" e daí shoegazer). Se limitando a sonoridade, o My Bloody Valentine (e numerosas bandas que se seguiram) era marcada pela distorção, guitarras barulhentas e poderosas onde a instrumentação harmônica torna difícil distinguir cada instrumento, formando um caos sonoro temperado por vocais etéreos e contidos criando um contraste entre melodias delicadas e o vigor e peso das distorções e efeitos.
Acompanhe um pouquinho disso tudo agora.
Underground podcast, boa música sempre...(de quem gosta, claro).
Começando esse ano, trago do fundo do baú, bandas nacionais que foram esquecidas no espaço tempo sonoro...algumas com hits que marcaram uma época (meados dos anos 80) num misto New Wave e Pós-Punk, com excessão da Violeta de Outuno que tinha (e ainda tem) uma pegada mais progressiva...muitos surgiram naquela época, mas destaco essas 7 bandas como homenagem, ok?
"A vida é como uma sala de espectáculos; entra-se, vê-se e sai-se."