domingo, 30 de agosto de 2015

MINI ESPECIAL #1



Em 04/11/2008, em outra URL, publiquei essa atualização e recentemente com a lembrança do nosso amigo Das Paz BIII, para quem não ouviu ou com tempo...

"Até o ponto que podemos compreender, o único propósito da existência humana é acender a luz do SENTIDO na escuridão do mero SER."
(Carl Jung)

As vezes é inevitável trazer na bagagem o pop das últimas décadas, mas atento à contemporaneidade, usamos a nostalgia como ferramenta e a decadência urbana como inspiração, culminando no labirinto existencial dentro de cada um de nós neste início de milênio, quando as utopias morreram e o caos continua a "embaçar" um senso residual mínimo de realidade.

"A forma do mundo em que o homem nasceu já está dentro dele como imagem virtual."
(Carl Jung)

Apresentamos este Mini Especial com 4 Bandas e ficou assim:
Corina escolheu: Joy Division
Digital / Warsaw / New Dawn Fades / Candidate/ Decades
Maurilio escolheu: The Frozen Autumn
Guardian Angel / Is Everything Real / Dusk Is Like A Dagger / Nouvelle Vague
Priscila Iogolia escolheu: Sisters of Mercy
This Corrosion / Walk Away / Gimme Shelter / Under The Gun / Colours
Marcelo Machado escolheu: Depeche Mode
Never Let Me Down Again / Everything Counts /  O Simbolo - Precious / Work Hard / Walking In My Shoes
Para download clique no título.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

OLD SCHOOL !!!


Nos anos 80 e 90 surgiram na cena alternativa, bandas que até hoje agitam as pistas das casas alternativas (onde ainda existe), seja um som eletrônico: Darkwave, EBM, gótico, Coldwave, Synthpop, enfim, nas noites, os Djs não deixam esse tipo de som morrer e enquanto houver público elas nunca silenciarão...acredito que em nossa geração (dos que gostam) não conheceremos um estilo que alcançará tal êxito. 
Vida longa aos que não deixam a cena morrer!!!
Rodrigo Santos (Nacht - Madame)
Guidão (EBMan - Via Underground)
Ivan (SoulShadow)
Marcos Garcia (Antena Zero)
Rodrigo Almeida (Cyber - Ferro velho)
Flávio Richards (DarkSP)
Eneas Neto (Zensor - Trash 80)
Luciano Oliveira (Radio Retroactivity)
Nildo (Klaustrophobik)
Deco Curado (Recife)
Emerson Rocha (Recife)
e muitos outros...(desculpem o lapso).

01 - The Neon Judgement - T.V. Treated - 01:10 * 07:30
02 - Bigod 20 - Carpe Diem                 - 07:30 * 13:15
03 - Front 242 - Don't Crash                 - 13:15 * 18:00
04 - Binärcode - Anorexia                 - 18:00 * 23:00
05 - Silent Signals-Waiting For Reaction       - 23:00 * 28:40
06 - Clock DVA - Fractalize                  - 28:40 * 33:35
07 - Anne Clark -  Sleeper In Metropolis        - 33:35 * 37:20
08 - Cocteau Twins - Shallow Then Halo  - 37:20 * 42:30
09 - DAF - Co Co Pino                  - 42:30 * 46:00
(download click no título)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

60s BRITISH INVASION


Em 1964 os Beatles foram a primeira banda inglesa a alcançar o 1º lugar das paradas Americanas com seu single "I want to hold your hand" , os Beatles viraram gigantes principalmente depois de aparecerem no Ed Sullivan Show que foi o evento mais marcante na época pois culminou de ter sido assistido por 73 milhões de pessoas. Não houve se quer um assalto ou assassinato no país durante os cinco minutos em que a banda esteve no ar.
A partir deste acontecimento, mais de 20 bandas da Grã-Bretanha tomaram de assalto os Estados Unidos, todos eram muito queridos ao ponto de muitos serem considerados melhores que os Beatles e do que os Stones, os principais nomes são dos casos dos também ligados ao Blues: The Animals, The Kinks - considerado o quarto grupo inglês mais importante de sua geração-, os pop's The Hollies, Herman's Hermits, Manfred Mann e o outro super grupo, The Yardbirds, ele precisa ser mencionado separadamente porque além de sua popularidade há uma outra razão para ser tão respeitado, apesar de em toda sua curta história, se comparada com as das demais bandas - com menos de uma década de existência -. No Yardbirds, dele, simplesmente surgiram três dos maiores guitarristas na face da terra, tivemos o sempre inovador -também conhecido como Slowhand - Eric Clapton, o agressivo Jeff Beck e o mítico Jimmy Page, destes só tocaram em conjunto Jeff Beck e Jimmy Page que começou no baixo mais logo formou a lendária dupla de guitarras solo que qualquer músico gostaria de ter em sua banda.
Não inclui Beatles e Stones, sorry...
Dedico essa atualização ao José Roberto Galuzio, Daily Tureck e Anedith Santos.
01 - The Kinks - You Really Got Me - 1:17  - 3:26
02 - The Zombies - She's Not There - 3:26 - 5:47
03 - The Animals - We've Gotta Get Out Of This Place - 5:47  - 8:54
04 - Them - Gloria - 8:54 - 11:28
05 - Herman's Hermits No Milk Today - 11:28 - 14:15
06 - The Yardbirds - For Your Love - 14:15 - 17:28
07 - The Hollies - Bus Stop - 17:28 - 20:16
08 - Spencer Davis Groupe - Keep On Running - 20:16 - 22:54
09 - The Byrds Turn! Turn! Turn! - 22:54 - 26:03
10 - Herman's Hermits - There's a Kind Of Hush - 26:03 - 29:00

quinta-feira, 19 de março de 2015

PROJETOS NACIONAIS


Nessa atualização especial, vamos acompanhar os trabalhos de 3 projetos nacionais de 3 feras: The Modem com Edson Codenis, Synthetik Form com Luciano Oliveira e Klaustrophobik  com Nildo Santos.
Confira o áudio de uma rápida entrevista onde cada um conta como surgiu seu projeto, influências, enfim...aumente o volume e curta!!
Underground Podcast...boa música sempre!!
https://www.facebook.com/modemstation?fref=ts
https://www.facebook.com/pages/Synthetik-Form/175337099169797?fref=ts
https://www.facebook.com/KlaustrophobikOfficial?fref=ts
http://www.retroactivityradio.com/
The Modem
01 - Lycantropia
02 - Glove!
03 - HedgeHog
Synthetik Form
04 - New Neon - Dirty Pink - (Synthetik Form Remix)
05 - New Neon - Everything iz Different (Synthetik Form Remix)
06 - Synthetik Form - Lonely Child feat.Team Skeme (atmosphere technology remix)
Klaustrophobik
07 - Heartbleed
08 - Stop Me ( If You Can)
09 - 969 - The Underground Of The Underground
Edição de som: Maurilio Santos

quinta-feira, 12 de março de 2015

ZENSOR NACIONAL


Hoje (12/03/2015) ao passar ao lado do prédio redondo na Av. Gilda com a Av. Pereira Barreto em Santo André - SP, fotografei a estrutura que suportava as antenas transmissoras da 97,7 FM que no início dos anos 90 emitia as ondas sonoras do programa Zensor com a apresentação do Eneas Neto e postei a foto no Facebook, nisso o amigo Ale Marques lembrou do Zensor com bandas nacionais do final de 2008, onde o underground podcast estava montado em outra plataforma, e prometi que resgataria essa atualização e como aguardo a finalização do PROJETOS NACIONAIS com os ótimos Modem, Synthetik Form e Klaustrophobik , vamos conferir essas bandas nacionais abaixo:

"...Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme quem te adora, a própria morte..."

Voz: Maurilio
Set list: Vagner Santos (Projeto Violation)

EBM e Industrial
01 - Airen Terre - Chain Reaktion
02 - Sicilian Unit - Good Feeling
03 - Hades - Morbid_Action
04 - Airen Terre - Ocean Eyes
05 - Violation - Violence & solution
06 - A Industrya - Bio Dementia
07 - Urban Citizen - Forschung und Entwicklung
08 - Harry - Genebra
09 - Aghast View - Burst in Crossfire
10 - Tek Noir - The Final fall
11 - Plastique Noir - Those Who Walk By The Night Sensorial

Synthpop e afins
12 - Golden Shower - Video Computer System
13 - Bot Mind - Lollypop MeatShitWhore
14 - Sintetico Ministerio - Orações Sobre Mim

Ethereal & Darkwave
15 - Scarlet Leaves - Images Of Memories
16 - Scarlet Leaves - The Last Romance

domingo, 18 de janeiro de 2015

CASAS


Toco: de 1972 a 1997, na Vila Matilde, Zona Leste, capacidade para 4.000 pessoas. A Toco também realizou diversos shows com atrações nacionais e internacionais, inclusive o Company B, em comemoração ao Disco de Ouro pela vendagem de mais de 100 mil cópias do álbum “Toco House Hits”.

Overnight: A casa noturna Overnight foi inaugurada em 1988 pelo empresário Carmo Cunfli e ficava situada na Rua Juvenal Parada no bairro da Móoca destacando-se pela sua tecnologia de som e iluminação. Juntamente com a Toco e a Contra Mão, a Overnight foi responsável pela divulgação e propagação da musica eletrônica e passaram por lá DJ´s famosos como, Marky, Mau Mau, Patife, Renato Lopes e astros estrangeiros como Sasha e Bad Company . Os DJ´s que fizeram história na casa noturna foram Badinha, Andy, Grace Kelly Drum e Dabolina. A festa de encerramento das atividades da Overnight foi em julho de 2.004 e foram 16 anos de existência. 
O álbum de estréia da Overnight foi lançado somente em 1990 pelo selo Stiletto e trazia como destaque os hits no estilo New Beat e Industrial (EBM).
Atualmente a Over Night foi aberta em outro local na Vila Olimpia...mas, como sempre digo: os tempos são outros.

Contra Mão: Localizada no Tatuapé, Zona Leste, não era tão grande quanto A Toco, mas energia, alegria, vibração e curtição não faltavam na pista da Contramão. Point obrigatório para quem agitava na região da Praça Silvio Romero, a Contramão alegrou a galera durante 12 (doze) anos, de 1980 até que fechou as portas em 1992. 
O ambiente era extremamente agradável, havia uma pista de tamanho médio, mas parecia maior do que era quando estava lotada, aquilo bombava, seja no sábado ou na matinê de domingo. 
A Contramão foi a responsável pela realização dos shows das bandas Siouxsie and The Banshees e The Bolshoi no Brasil, apesar de não representarem exatamente o perfil da casa, esta iniciativa vale ser destacada.

Up & Down: Localizada da Rua Pamplona,1418 a casa começava a funcionar a partir das 22 horas e ficava tocando as músicas de começo de balada com um volume baixo para que o pessoal pudesse conversar, mas quando dava meia-noite todos olhavam para cima para ver o show de iluminação comandado por computador. Nas pick-ups além de muito Flash House, podia-se ouvir alguns ícones do EBM, que bombavam as casas do Jardins, como Rigor Mortis e On Command da Split Second, detalhe que diferenciava a Up & Down de todas as outras casas que rolavam House em São Paulo, além é claro de muito New Order, Yazoo, Pet Shop Boys, etc. 

01 - Depeche Mode - Behind The Wheel (Shep Pettibone Remix)
02 - Capricorn - 20 HZ
03 - Hi-Gate - Pitchin' (Remix)
04 - Steve Lawler & Detlef - Work it to the Bone (Rework)
05 - Front 242 - HeadHunter (OPH)
06 - Remix Red Flag - Russian Radio (Remix)
07 - Out Of The Ordinary - Play It Again
08 - Liaisons Dangereuses - Los Ninos Del Parque

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

NEW BEAT & EBM SESSION


O New Beat, como gênero musical que explodiu em meados de 87, surgiu na Bélgica com fortíssimas influências do Acid House e de bandas E.B.M., como Front 242, Split Second, The Neon Judgement. Curiosamente este estilo começou por acidente através do DJ Marc Grouls, que pegou o single 12" da música "Flesh" do Split Second que possui rotação 45 rpm e a tocou sem querer em 33 rpm, nascia ali o New Beat!

A principal característica foi a criação de músicas com batidas lentas e pesadas, combinadas a novos elementos de Acid House com timbres que existiam na música belga. Enfim, o New Beat era a mais nova criatividade da música eletrônica naquela época.

Patrick De Mayer, produtor que criou e lançou vários hits de sucesso no mundo New Beat. Com vários pseudônimos, Patrick fez sucesso principalmente com seus projetos Tragic Error e T-99. Ajudou até a produzir o primeiro álbum do Confetti's.

Os belgas gostaram desse novo estilo e então os clubes e danceterias principamente de Bruxelas e de todo Reino Unido aderiram a nova febre, onde posteriormente chegaria e faria sucesso em outros países da Europa, atingindo até as Américas, principalmente nos Estados Unidos e Brasil.

Para alegria e felicidade dos fãs do gênero, outros grupos surgiram para embalar ainda mais o New Beat, Amnsesia, The Maxx, O'kay, S-50 Projekt, etc...sem contar Zinno, que já fazia New Beat mesmo antes do termo existir, no ano de 1985 com o hit "What's Your Name". Já em 89 lançaram "Russian Roulette", hit que marcou muito, principalmente aqui no Brasil em casas noturnas como Contra-Mão, Toco, Over Night...por enquanto vamos acompanhar esses:
01 - Depeche Mode - Never let me down again (Aggro Remix) 
02 - Shift - Electrofixx 
03 - PORNOTANZ - CYSEX (GATE EDIT) 
04 - Die Krupps & Nitzer Ebb - Machinery Of Joy 
05 - Tribantura - Lack of Sense 
06 - Shift - Obertica 
07 - A head - Deep Down 
08 - Blind Vision - Near Dark 
09 - Negro Sex - Techno La Droga 
10 - Bigod20 - Acid to body 
11 - Blind Vision - Dont Look At Me 
12 - Nitzer Ebb- Hearts and Minds 
13 - The Twins - Birds and Dogs 
14 - Robotiko - Umztursz Jetzt?
15 - New Beat - Dj Joel Remix (México)

sábado, 3 de janeiro de 2015

MINIMAL WAVE


Em agosto de 2014 Natalia Baró definiu o que seria Minimal Wave: 
O mar faz com que a música eletrônica seja densa e profunda. E uma vez que você tropeçar em cima do Minimal Wave cativa com som repetitivo, fortes e frios e mergulhar na atmosfera que se segue. Não há como voltar atrás.
Mas o que é o Minimal Wave?

Essencialmente, é o nome coletivo para os artistas que pertenceram ao lado mais experimental, sem representação da New Wave. Jovens, que inspirado pelas possibilidades criativas, sintetizadores e baterias eletrônicas oferecidos, estúdios de gravação improvisados em seus quartos e graças a uma de quatro pistas e trabalho duro tem auto-produzir suas músicas em fita cassete. Com atitude pura de DIY (Do It Yourself) é o que caracteriza o gênero, mais do que inspiração movimentos de vanguarda, como Construtivismo, Futurismo e existencialismo como filosófico.

No final dos anos setenta e início dos anos oitenta, as condições para o surgimento do gênero ocorreu. Primeiro, sintetizadores e baterias eletrônicas, entre outros instrumentos estavam disponíveis para esses jovens ansiosos para explorar e experimentar o seu lado criativo depois de ser fascinado por batidas eletrônicas e sintéticas que prevaleciam na época, e em segundo lugar cultura DIY e cassete, deu possibilidade de fazer.

Mas o nome que dá coesão a todo o grupo que saiu na época com som e atitude semelhante, Minimal Wave em 2005, muitos desconheciam, até que nesse ano, Veronica Vasicka, criadora do Minimal Wave Records, quis dar voz a todos os grupos e artistas escondidos na história e assim desenterrar seu material para que as novas gerações poderiam apreciá-los. Sob um nome que engloba tudo, se o Cold Wave, Synthpop, Synthpunk, Electropop ou Minimal Eletronics, realiza um extenso trabalho para preservar o som do gênero e continuar o mesmo, criando um universo único em torno destes ritmos escuros e densos.

O estilo está em perfeita harmonia entre as estruturas minimalistas e matérias-primas, padrões repetitivos curtas e ritmos mecânicos. Os vocais são contra a natureza sintética e artificial da base de texturas melódicas e fornecer pistas para a essência do gênero. Estética e atitude fria e mecânica se encaixa perfeitamente com o som.
01 - Nine Circles - Miss Love
02 - Solvent - My Radio
03 - I-F - Space Invaders are Smoking Grass
04 - Modèle Mécanique - Dark of the Moon
05 - Turquoise Days - Grey Skies
06 - Martial Canterel - Frozen Ghetto
07 - Rorschach Garden - State Protection
08 - Mekanik Kommando - Microbes
09 - Esplendor Geométrico - Trybuna Robotnicza I
10 - Calva Y Nada - Fuera

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Rockn Roll Decades


Como não poderia deixar de ser, a história do rock começa com um grito: o grito do negro, que veio para a América como escravo e influenciou a sociedade norte-americana com a sua musicalidade. Em fins de 1950, nos Estados Unidos, a chamada “geração silenciosa”, marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial, viu-se frente a um ritmo até então desconhecido, derivado da sonoridade de um povo marginalizado. 

O primeiro grito negro cortou os céus americanos como uma espécie de sonar, talvez a única maneira de fazer o reconhecimento do ambiente novo e hostil que o cercava. À medida que o escravo afundava na cultura local - representada, no plano musical, pela tradição européia – o grito ia se alterando, assumia novas formas.(MUGGIATI, 1973, p. 8)

Antes de definir o rock, é preciso considerar o nascimento do blues - resultado da fusão entre a música negra e a européia. Este ritmo se encontra nas raízes musicais dos primeiros artistas de rock e sua denominação decorre da palavra “blue”, que em língua inglesa também significa “triste”, “melancólico”. Assim, essa nova música “doce-amarga” se transformou na principal base para a revolução sonora da década de 50. 

Deste ponto em diante as evoluções, variações e sub-divisões continuaram (e continua) a cada década...confira:
50s - Little Richards - Lucille
50s - Chuck Berry - Roll Over Beethoven
60s - Gene Chandler - Duke Of Earl
60s - Del Shannon - Runaway
70s - Creedence Clearwater Revival - Susie Q
70s - Led Zeppelin - Whole Lotta Love
80s - Echo And The Bunnymen - Nothing Lasts Forever
80s - The Cult - Revolution
90s - Radiohead - Creep
90s - Sonic Youth - Sugar Kane
00s - Interpol - Not Even Jail
00s - Strokes - 12:51
Esta atualização estava esquecida em 2009.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

SHOEGAZERS 2


Vamos acompanhar a última atualização de 2014 com mais um Shoegazer, um estilo de Rock que surgiu ao sul da Inglaterra no fim dos anos 80. O estilo shoegazer surgiu da postura de palco dos shoegazers, que durante os shows ficavam em seu mundo particular, os músicos boa parte do tempo olhando para baixo sem encarar o público (ou "olhando para os sapatos e pedaleiras" e daí shoegazer). Sonoridade marcada pela distorção, guitarras barulhentas e poderosas.
Com um pouco de Dreampop com vocais etéreos e contidos criando um contraste entre melodias delicadas e o vigor e peso das distorções e efeitos.
Encerrando com a ótima banda synthpop Lust for Youth.
Acompanhe um pouquinho disso tudo agora.
Underground podcast, boa música sempre...(de quem gosta, claro).
Agradecimentos:
Thank you:
Shauna McLarnon
Alex Kretov
Sean Blue Soap-Music
Luciano Oliveira
01 - Ummagma - Human Factor
02 - Sounds of Sputnik - Astronomical Summer
03 - Cocteau Twins - Cherry-Coloured Funk
04 - The Jesus And Mary Chain - Head On
05 - Swoon 23 - Here We Come
06 - Beach House - Myth
07 - Half String - Hue
08 - Golden Gardens - Pale Shelter
09 - Lust for Youth - New Boys