sábado, 14 de janeiro de 2012

PINK INDUSTRY


Em janeiro de 2012, precisamente no último sábado, o Pink Industry tocará pela primeira vez no Brasil (show adiado desde novembro do ano passado por motivo de saúde de um dos membros da banda).Assim como neste show não tocará somente a banda, curta nessa atualização sons de outras bandas de sonoridade semelhante (ou não).

Pink Industry nasceu em 1982 da união da performer e musa Jayne Casey (ex-Big In Japan, Pink Military), ex-hostess do megaclub Cream e dona de um love affair misterioso com Morrissey do The Smiths (que acabou sendo até capa de um dos discos do Pink Industry), e Ambrose Reynolds (ex-Frankie Goes to Hollywood), o mestre dos ritmos.

Mais tarde o guitarrista Tadzio Jodlowski entra para a banda. A sonoridade do Pink Industry é instantaneamente reconhecida. Um mix low tech + cold wave britânica, guitarras entorpecentes guiadas por ritmos eletrônicos e efeitos pilotados com maestria por Ambrose, e os vocais adocicados e poéticos de Jayne.

Muitos pensam que toda argamassa sonora do Pink Industry é feita por sintetizadores, ledo engano, a engenhosidade de Ambrose ao abusar de pedais de efeitos nas guitarras (sem uso de sintetizadores que não existem nas músicas gravadas em estúdio pela banda), cria atmosferas únicas.

No Brasil o Pink Industry adquiriu o status de cult band ainda nos anos 80 graças aos DJs de São Paulo que colocaram “What I Wouldn´t Give”, “Empty Beach”, “Pain Of Pride” e “Enjoy The Pain” em alta rotação nos clubs da época.

Transformando estes em verdadeiros hinos de toda uma geração dos anos 80 num verdadeiro zoológico de pessoas de jetsetters, a clubbers, de rockers a góticos e moderninhos antenados de plantão, e a mídia que estava de olho no efervescente cenário musical internacional que acontecia aqui graças a discos que vinham em malas de poucos que atravessam as alfândegas da ditadura.

Os discos do Pink Industry chegavam (e ainda chegam) a custar cerca de U$150 (cento e cinqüenta dólares), cada. Pink Industry é influência mor da banda electro Ladytron.

A banda de Liverpool que marcou nos anos 80, fazendo uma mistura entre new wave / post punk / minimal / experimental e que se tornou cult band nos anos 90.

01 - Pink Industry - Pain Of Pride
02 - Individual Industry - Eyes Without Face
03 - Pink Industry - The Corpse (Absolute Version)
04 - Einstürzende Neubauten - Stella Maris
05 - Pink Industry - What I Wouldn't Give
06 - Cocteau Twins - Circling Girl
07 - Pink Industry - Don t Let Go
08 - Kirlian Camera - K-Pax
09 - Pink Industry - Extreme

Pink Industry and Others.mp3

Um comentário: