domingo, 31 de agosto de 2008

Alta fidelidade




Quando os bolachões de 78 rotações foram inventados era utilizado como matéria-prima a Goma-laca, mas a partir da década de 50 surgiram os discos de vinil, sendo estes mais leves, maleáveis e resistentes a quedas, choques e manuseio e assim foi sem muita novidades até a década de 80 e início da década de 90 com a invenção dos Compact Discs (CD) prometento maior capacidade,durabilidade e clareza sonora sem chiados,acreditando que o disco de vinil seria banido do planeta , ledo engano pois saiba que o vinil possui uma amplitude e qualidade sonora melhor que o CD (escute Kraftwerk em vinil e CDe você entenderá o que estou escrevendo), inclusive já realizaram testes “cegos” onde ouvintes escutam CD e LP sem saberem qual é qual em equipamentos profissionais de última geração e estes (os ouvintes) pontam o som do LP como preferência.

Até hoje fabricam LPs e toca-discos (vejam os Djs em casas noturnas) e por ironia do destino o LP ainda sobrevive e quem parece estar fadado a desaparecer é o CD, com o surgimento do SACD, DVD AUDIO , MP3, MP4 e MP5 onde estes últimos estão virando uma febre com seus minúsculos tocadores e queda de preços para sua aquisição.

Você lembra quando você entrou a primeira vez numa loja para comprar o primeiro LP ou CD com sua própria verba? Eu lembro. Foi o LP ROCKET TO RUSSIA dos Ramones em 1987 e já que o assunto é sobre Discos de Vinil e Loja de Discos, recomendo o filme: ALTA FIDELIDADE.

John Cusack conseguiu os direitos de filmagem, co-escreveu o roteiro, escolheu a trilha sonora e, claro, faz o papel principal. O filme é baseado no livro HIGH FIDELITY – 2000, retratando o lado ridículo da natureza masculina: insegurança, encanações sobre sexo,o medo do compromisso, as canalhices, traições e enfim, paixões arrebatadoras.

A história é simples: Rob Gordon (John Cusack) é dono de uma loja de discos decadente em Chicago, e foi recentemente chutado pela namorada, Laura (Iben Hjeijle). Na loja trabalham: Barry (o hilário Jack Black) e Dick (Todd Louiso), tímido e fã de Belle & Sebastian.

A mania do trio é fazer listas de 5 melhores: 5 melhores primeiras músicas de Lado A de um disco, 5 músicas para ouvir quando ela te deixar, 5 melhores músicas para se ouvir num funeral,e assim vai... .

O DVD de ALTA FIDELIDADE você encontra nas prateleiras das locadoras com cenas que não entraram na versão final do filme (esse é o lado bom do DVD). Se você curtiu ou curti alguma música pop, já rolou um relacionamento furado em tua vida e curtiu ou curti algum seriado americano,este filme é altamente recomendado.
Maurilio Santos

Nenhum comentário: