domingo, 31 de agosto de 2008

Adeus, Lênin!




Onde você estava as 22:00 horas do dia 09 de novembro de 1989? Nesta noite iniciou a grande queda do muro de Berlin, nossa! Foi um dos últimos grandes acontecimentos da década dos anos 80, finalizando de vez a utopia socialista naquele país. Na época eu pouco sabia sobre os desdobramentos dos acontecimentos, somente lembro que assistia na Tv o muro sendo derrubado na base de picaretadas, marretadas, máquinas, chutes, voadoras, uma grande farra... e de quebra alemães e mais alemães orientais entrando no lado ocidental através da fronteira da Tchecoslováquia e Hungria. Lembro também da grande festa da unificação com direito a fogos de artifícios e tudo mais.
Não tinha a menor idéia dos processos internos, dos dramas, crenças e ideologias e enxerguei apenas como um problema de geopolítica.
Adeus, Lênin! Um filme que conta paralelamente a nostalgia de um país que se perdeu, destruído, lembranças de sonhos e utopias de uma geração, o amor de um filho por sua mãe.
A trama é simples: A mãe de Alex Kerner (Daniel Brühl) entra em coma na Alemanha oriental, seguidora fervorosa dos ideais de Lênin e seu socialismo, porém o coma durou 8 meses e nesse tempo muuuuuitos acontecimentos surgiram tais como: A queda do muro de Berlin, a Alemanha unificada, a vitória do capitalismo, enfim, o pior é que a mãe (Katrin Sassa) poderia ter um enfarte a qualquer momento e o médico alerta aos filhos (Alex tinha uma irmã, a Ariane interpretada por Maria Simon) a evitar qualquer forma de emoções fortes.
Deste ponto em diante é que o filme fica super interessante, Alex e sua irmã resolvem criar uma farsa ambiental dentro do apartamento com vários artifícios, dando a impressão à mãe de que nada mudou, contando ainda com a ajuda de antigos colegas de sua mãe e também o amigo quase cineasta de Alex, forjando vídeos noticiários ao cúmulo de que os Alemães ocidentais estavam aos bandos migrando para a Alemanha oriental, hilário!! As dificuldades de manter a farsa aumenta a cada dia até que... com um vacilo “cochilo” de Alex a “casa cai” e o choque da realidade vem a tona... não vou contar o que acontece confira pegando este filme numa locadora perto de você, vale a pena pois este filme parece um drama pesado mas não é, o filme é engraçado e compreensível , enfim, levanta questões profundas entre política, família, nação e até nossos próprios conceitos humanos e limitados.

Título Original: Good Bye, Lenin!Gênero: DramaTempo de Duração: 118 minutosAno de Lançamento (Alemanha): 2003Site Oficial: http://www.good-bye-lenin.de/ Estúdio: arte / Westdreutscher Rundfunk / X-Filme Creative Pool Distribuição: Sony Pictures ClassicsDireção: Wolfganger BeckerRoteiro: Wolfganger Becker e Bernd LichtenbergProdução: Stefan ArndtMúsica: Yann TiersenFotografia: Martin KukulaDesenho de Produção: Daniele Drobny e Lothar Heller

Maurilio Santos

Nenhum comentário: